Esta apelação discute sobre a possibilidade do cartão bancário do consumidor ter sido clonado, pois havia diversas compras e saques que não reconhecia.
Na sua defesa o banco Santander afirmou que somente o consumidor conhecia a sua senha e por isso outra pessoa não poderia ter feito transações bancárias.
Esta tese não foi aceita pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que condenou o Banco Santander a indenizar o consumidor por todos os danos materiais e morais sofridos. Na decisão, é esclarecido que o banco deveria provar que o cartão não foi clonado, o que na foi feito.
0003706-75.2006.8.19.0066 (2009.001.07180) - APELACAO
DECIMA QUINTA CAMARA CIVEL
“Os bancos vêm criando departamentos especializados para combate e prevenção a esse tipo de crime cibernético, bem como, têm adotado os meios eletrônicos de pagamento de diversos mecanismos de segurança, como senhas, códigos e chips. atualmente, pode-se afirmar, que a utilização de um cartão de saque pode ser feita à revelia do cliente, não se podendo valer da antiga tese de que o saque só pode ser efetuado mediante a senha conhecida pelo próprio correntista, diante das técnicas de clonagem e apropriação virtual de senhas utilizadas pelos criminosos. não comprovação pelo réu da culpa exclusiva da autora. art. 330, ii, do cpc. ausência de prova da devida utilização do cartão ou medida de cautela por parte do réu na utilização do cartão pela autora. precedentes do STJ”.
Estou tendo o mesmo problema com o Banco Santander. Abri uma conta neste "maldito" banco a menos de 60 dias e nos últimos 15 dias foram realizadas compras com cartão de crédito e diversos saques e transferências. Até o momento o banco diz que não vai me ressarcir os valores e pretendo seguir para a justiça. Não recomendo o Santander acredito que exista uma quadrilha atuando dentro do banco ou com ajuda de funcionários. Jamais utilizei meu cartão e já tive infinitos problemas que tem me causado muitos transtornos.
ResponderExcluirEles devem ter uma falha na logística de distribuição dos cartões. Cam apenas 3 dias de habilitação meu cartão já estava sendo usado indevidamente em loja física.
ExcluirCaso queira, pode entrar em contato: 21.3648-8759 ou aosconsumidores@yahoo.com.br O Banco Santander realmente vem gerando muitos problemas aos consumidores.
ResponderExcluirESTOU TENDO O MESMO PROBLEMA , PORÉM O BANCO É O HSBC. FOI FEITO VÁRIAS COMPRAS EM BRASÍLIA NO MESMO DIA TOTALIZANDO ALGO PRÓXIMO A 10 MIL REAIS. MAS O BANCO DIZ QUE O CHIP NÃO PODE SER CLONADO. O QUE DEVO FAZER ??? OBRIGADO
ResponderExcluirO primeiro a fazer é contestar as transações bancárias, o melhor que essa contestação seja feita por escrito. Caso queira maiores detalhes pode enviar um e-mail à aosconsumidores@yahoo.com.br
ResponderExcluirA carta de contestação e o B.O.
ExcluirEu também tive um cartão de crédito free do santander clonado. Com apenas 3 dias de habilitação do cartão já clonaram e usaram. O cartão estava comigo e não emprestei. Tem 100% de certeza que não foi usado o cartão que comigo estava. O cartão clonado foi usado na loja física e nada de internet. Eles tem uma falha na logistica de distribuição dos cartões. Porque não dizer que existe falsarios empregando-se dentro das financeiras para clonar cartões? E eles não reconheceram minha contestação.
ResponderExcluirO Santander pode não reconhecer, mas então eles devem provar que foi você quem usou, o que é impossível, considerando que não o utilizou.
ResponderExcluirEduardo, você terá que recorrer ao Poder Judiciário para poder exigir o cancelamento dos débitos e a devolução de eventual valor pago e exigir a reparação de eventual dano moral que lhe tenha sido gerado, como por exemplo todo transtorno que vem passando na tentativa amigável de cancelar o débito e a recusa injustificável, dentre outras!
Qualquer duvida complementar, pode nos enviar um email para o endereço aosconsumidores@yahoo.com.br